· O curso
O
curso Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Índigena
pretende oferecer, aos profissionais de educação, subsídios teóricos e
metodológicos que os habilitem a planejar e desenvolver estudos relativos à
história e cultura da África, dos afro-descendentes e do Índio no Brasil,
atendendo, assim, a atual demanda de inserção dessas temáticas nos currículos
escolares.
O
curso é desenvolvido em nível de atualização, sendo sua execução de
responsabilidade do Prof. Sergio Rossetto e Profª Dra. Maria Lima Matos.
O Prof Sergio Rossetto, pesquisou a história Africana, residindo por dois anos em Marrocos-Noroeste da África onde realizou muitas viagens por todo continente Africano para pesquisar e elaborar sua monografia.
O Prof Sergio Rossetto, pesquisou a história Africana, residindo por dois anos em Marrocos-Noroeste da África onde realizou muitas viagens por todo continente Africano para pesquisar e elaborar sua monografia.
Objetivos
O curso se estrutura de forma a capacitar professores que atuam nas escolas
públicas, para que possam:
•
Promover reflexões sobre o lugar dos afro-descendentes na sociedade brasileira,
identificando formas de exclusão e discriminação vivenciadas por estes grupos,
ao longo da história brasileira;
•
Reconhecer a importância de incluir a temática africana, afro-descendente e
Índigena nos currículos, não apenas pela necessidade de cumprir uma lei, mas
como estratégia para a construção de uma sociedade mais igualitária e
democrática;
•
Proporcionar um maior aprofundamento do tema, a partir de questões centrais –
conceitos e dados históricos – que permitam suprir lacunas historicamente
presentes nos currículos escolares e dos cursos de formação de professores;
•
Desenvolver instrumentos e procedimentos de investigação, para que possam dar
continuidade a futuros estudos e pesquisas na área, além de ressignificar sua
prática pedagógica, a partir da incorporação da prática investigativa;
•
Desenvolver estratégias de ensino que possam ser transpostas para a situação de
sala de aula, construindo um leque de opções didático-pedagógicas relativas à
temática, mas que também configurem, em geral, possibilidades de trabalho com o
ensino de história e geografia para crianças.
· Participantes
Aberto
a toda pessoa que se interesse pelo tema e principalmente a Professores das
redes públicas de ensino, que lecionem na Educação Infantil e no Ensino
Fundamental, que receberem o aceite de matrícula da respectiva Secretaria de
Educação de sua Cidade ou Região.
· Organização do curso
O
curso tem duração de 120 horas, divididas em três módulos, cada qual com
duração de 40 horas, previstas para serem desenvolvidas em três meses.
O
curso é desenvolvido a distância (modalidade EAD).
Ao
término dos três módulos, os aprovados receberão o certificado de Conclusão,
expedido pelo Coordenador e Professor assistente.
· Estrutura curricular
1ª
Módulo: História da África e Cultura, identidade e diversidade
•
A cultura vista como construtora de identidades e dinâmica no tempo, diversa e
intercambiável e, portanto, construída num campo de tensão e negociações entre
os diferentes grupos étnicos e classes sociais;
•
A cultura e identidade afro-brasileira: sua presença e importância no cenário
nacional e local;
•
A compreensão do racismo brasileiro e o desenvolvimento de atitudes, posturas e
valores que favoreçam o respeito à pluralidade étnico-racial, objetivando a
superação dos preconceitos, na busca da consolidação da democracia brasileira.
2ª
Módulo: História e Cultura Afro-brasileira, experiências de Africanos e
Afro-descendentes no Brasil: passado e presente;
•
A África como diversidade de povos, culturas, paisagens e riquezas naturais
(ontem e hoje).
•
A história da África interpretada na complexidade e contradições internas e nas
suas relações com o mundo atlântico e/ou os impérios coloniais.
•
A experiência africana no Brasil analisada como dominação, trocas, conflitos e
resistências;
•
As especificidades do preconceito racial no Brasil;
•
A leitura crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana (PARECER N.º: CNE/CP 003/2004), dos PCNs, bem como as possibilidades
de trabalho pedagógico a partir das mesmas.
3º.
Módulo: Historia e Cultura Indígena no Brasil
· Material didático
Oferecido
na modalidade a distância, o curso utiliza recursos multimídia e material
impresso, tais como: internet, videoconferências, cd-rom, vídeo, manual do
aluno, manual do tutor e um livro-texto.
· O ambiente virtual
Um
curso a distância apresenta características próprias – não está subordinado às
noções tradicionais de tempo e espaço e pode ser ajustado ao ritmo de trabalho
de cada indivíduo.
A
flexibilidade oferecida ao aluno, por um curso a distância, diz respeito ao
local e ao horário em que pretende estudar e cumprir as atividades propostas.
Entretanto, há um cronograma pré-estabelecido, com datas-limite para início e
término do curso, bem como prazos para entrega de tarefas. Esse cronograma deve
ser cuidadosamente observado pelo aluno.
· Requisitos tecnológicos:
Para
fazer o curso, o aluno deverá possuir ou ter acesso a computador com a seguinte
configuração mínima:
• Processador
Pentium III - 500 MHz (recomenda-se Pentium 4 - 2 GHz), 256 MB de memória RAM
(recomenda-se 384 MB);
• Drive de CD-ROM 8X;
• Placa de vídeo configurada para 800 x 600 pixels e 256 cores (recomendam-se 1024 x 768 pixels e 65536 cores/16 bits);
• Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
• Windows 2000 (SP4) ou XP (SP2);
• Microsoft Internet Explorer (versão 6.0x ou superior);
• Máquina Virtual Java (Java Runtime Environment) da Sun Microsystems (versão 1.4.2 ou superior);
• Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 56 kbps;
• Correio eletrônico pessoal (e-mail).
• Drive de CD-ROM 8X;
• Placa de vídeo configurada para 800 x 600 pixels e 256 cores (recomendam-se 1024 x 768 pixels e 65536 cores/16 bits);
• Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
• Windows 2000 (SP4) ou XP (SP2);
• Microsoft Internet Explorer (versão 6.0x ou superior);
• Máquina Virtual Java (Java Runtime Environment) da Sun Microsystems (versão 1.4.2 ou superior);
• Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 56 kbps;
• Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação:
•
A pessoa com deficiência visual deverá possuir ou ter acesso a um programa
(software) de leitura de tela, compatível com Windows 2000 (SP4) ou Windows XP
(SP2), que deverá estar instalado no computador que será utilizado para
acompanhar o curso.
"Convido os Amigos e Amigas para conhecerem o Curso e se tornarem um seguidor(a) e membro, para que possamos iniciar a divulgação do "Ensino de História da Cultura Africana, Afro-brasileira e Índigena", em atendimento das Leis Federais 10.639 e 11.645/3, nas instituições de ensino. Sobretudo inicia-se a valorização da nossa rica cultura e seus valores, objetivando banir o racismo, a escravidão e as fileiras do analfabetismo e pobreza. Prof Sergio Rossetto "
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