Participação Colaborativa

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terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Curso


·                            O curso

O curso Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Índigena pretende oferecer, aos profissionais de educação, subsídios teóricos e metodológicos que os habilitem a planejar e desenvolver estudos relativos à história e cultura da África, dos afro-descendentes e do Índio no Brasil, atendendo, assim, a atual demanda de inserção dessas temáticas nos currículos escolares.
O curso é desenvolvido em nível de atualização, sendo sua execução de responsabilidade do Prof. Sergio Rossetto e Profª Dra. Maria Lima Matos.
O Prof Sergio Rossetto, pesquisou a história Africana, residindo por dois anos em Marrocos-Noroeste da África onde realizou muitas viagens por todo continente Africano para pesquisar e elaborar sua monografia.
Objetivos O curso se estrutura de forma a capacitar professores que atuam nas escolas públicas, para que possam:
• Promover reflexões sobre o lugar dos afro-descendentes na sociedade brasileira, identificando formas de exclusão e discriminação vivenciadas por estes grupos, ao longo da história brasileira;
• Reconhecer a importância de incluir a temática africana, afro-descendente e Índigena nos currículos, não apenas pela necessidade de cumprir uma lei, mas como estratégia para a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática;
• Proporcionar um maior aprofundamento do tema, a partir de questões centrais – conceitos e dados históricos – que permitam suprir lacunas historicamente presentes nos currículos escolares e dos cursos de formação de professores;
• Desenvolver instrumentos e procedimentos de investigação, para que possam dar continuidade a futuros estudos e pesquisas na área, além de ressignificar sua prática pedagógica, a partir da incorporação da prática investigativa;
• Desenvolver estratégias de ensino que possam ser transpostas para a situação de sala de aula, construindo um leque de opções didático-pedagógicas relativas à temática, mas que também configurem, em geral, possibilidades de trabalho com o ensino de história e geografia para crianças.

·                            Participantes

Aberto a toda pessoa que se interesse pelo tema e principalmente a Professores das redes públicas de ensino, que lecionem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que receberem o aceite de matrícula da respectiva Secretaria de Educação de sua Cidade ou Região.

·                            Organização do curso

O curso tem duração de 120 horas, divididas em três módulos, cada qual com duração de 40 horas, previstas para serem desenvolvidas em três meses.
O curso é desenvolvido a distância (modalidade EAD).
Ao término dos três módulos, os aprovados receberão o certificado de Conclusão, expedido pelo Coordenador e Professor assistente.

·                            Estrutura curricular

1ª Módulo: História da África e Cultura, identidade e diversidade
• A cultura vista como construtora de identidades e dinâmica no tempo, diversa e intercambiável e, portanto, construída num campo de tensão e negociações entre os diferentes grupos étnicos e classes sociais;
• A cultura e identidade afro-brasileira: sua presença e importância no cenário nacional e local;
• A compreensão do racismo brasileiro e o desenvolvimento de atitudes, posturas e valores que favoreçam o respeito à pluralidade étnico-racial, objetivando a superação dos preconceitos, na busca da consolidação da democracia brasileira.
2ª Módulo: História e Cultura Afro-brasileira, experiências de Africanos e Afro-descendentes no Brasil: passado e presente;
• A África como diversidade de povos, culturas, paisagens e riquezas naturais (ontem e hoje).
• A história da África interpretada na complexidade e contradições internas e nas suas relações com o mundo atlântico e/ou os impérios coloniais.
• A experiência africana no Brasil analisada como dominação, trocas, conflitos e resistências;
• As especificidades do preconceito racial no Brasil;
• A leitura crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (PARECER N.º: CNE/CP 003/2004), dos PCNs, bem como as possibilidades de trabalho pedagógico a partir das mesmas.
3º. Módulo: Historia e Cultura Indígena no Brasil

·                            Material didático

Oferecido na modalidade a distância, o curso utiliza recursos multimídia e material impresso, tais como: internet, videoconferências, cd-rom, vídeo, manual do aluno, manual do tutor e um livro-texto.

·                            O ambiente virtual

Um curso a distância apresenta características próprias – não está subordinado às noções tradicionais de tempo e espaço e pode ser ajustado ao ritmo de trabalho de cada indivíduo.
A flexibilidade oferecida ao aluno, por um curso a distância, diz respeito ao local e ao horário em que pretende estudar e cumprir as atividades propostas. Entretanto, há um cronograma pré-estabelecido, com datas-limite para início e término do curso, bem como prazos para entrega de tarefas. Esse cronograma deve ser cuidadosamente observado pelo aluno.

·                            Requisitos tecnológicos:

Para fazer o curso, o aluno deverá possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:
• Processador Pentium III - 500 MHz (recomenda-se Pentium 4 - 2 GHz), 256 MB de memória RAM (recomenda-se 384 MB); 
• Drive de CD-ROM 8X; 
• Placa de vídeo configurada para 800 x 600 pixels e 256 cores (recomendam-se 1024 x 768 pixels e 65536 cores/16 bits);
• Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone; 
• Windows 2000 (SP4) ou XP (SP2); 
• Microsoft Internet Explorer (versão 6.0x ou superior); 
• Máquina Virtual Java (Java Runtime Environment) da Sun Microsystems (versão 1.4.2 ou superior); 
• Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 56 kbps; 
• Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação:
• A pessoa com deficiência visual deverá possuir ou ter acesso a um programa (software) de leitura de tela, compatível com Windows 2000 (SP4) ou Windows XP (SP2), que deverá estar instalado no computador que será utilizado para acompanhar o curso.  

·                            Como participar

Um comentário:

  1. "Convido os Amigos e Amigas para conhecerem o Curso e se tornarem um seguidor(a) e membro, para que possamos iniciar a divulgação do "Ensino de História da Cultura Africana, Afro-brasileira e Índigena", em atendimento das Leis Federais 10.639 e 11.645/3, nas instituições de ensino. Sobretudo inicia-se a valorização da nossa rica cultura e seus valores, objetivando banir o racismo, a escravidão e as fileiras do analfabetismo e pobreza. Prof Sergio Rossetto "

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